terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Antes do dia partir

O que valeu a pena hoje ?
Sempre tem alguma coisa. Um telefonema.Um filme...
Paulo Mendes Campos, em uma das suas cronicas reunidas no livro''O amor Acaba'', diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inultimente. Eu tenho isso como lema.
È pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou esta dando o prefixo e saindo do ar, eu penso:O que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa.Uma proposta de trabalho, um telefonema, um filme, um corte de cabelo que deu certo.
Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava escuro dentro da gente.
Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida. Mas para quem valoriza apenas as mega-vitóras, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angustia existencial com carinho e uísque, mesmo já tendo seu super apartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado. Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes. Um sábado que valeu por uma conversa legal que tive com uns amigos que não via a muito tempo. No domingo o dia foi ganho por que ouvi de alguém muito especial um 'Eu Te amO''. Segunda pude saber o quando minhas amigas confiam em mim e hoje o dia não partirá inutilmente pois pude aconselhar alguém que eu amo.
E assim correm os dias, presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante
especial que acaba compensando 24 horas banais. Claro que tem dias que não servem pra nada, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas arrastam melancolias, sem falar naqueles dias em que tudo da errado. Bricamos com alguém, perdemos um encontro...
Estou para dizer que a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica.
È muita coincidência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã...

Nenhum comentário:

Seguidores